Há mais de três décadas, um grupo de amigos transformou uma brincadeira em tradição, percorrendo as ruas de Potiraguá em busca do licor de jenipapo
O que começou como uma simples brincadeira entre amigos, há 33 anos, se tornou uma das mais autênticas tradições da cidade de Potiraguá, no sul da Bahia. O Grupo "Óia Nós Aqui Traveis!", formado inicialmente por cerca de 15 pessoas, hoje reúne aproximadamente 150 membros e mantém viva a essência da confraternização.
A história teve início quando um grupo de amigos saiu pelas ruas da cidade em busca de um licor de jenipapo, visitando casa por casa. Com o característico grito "São passou aí?", os integrantes anunciavam sua chegada. Quando convidados a entrar, tomavam alguns goles, seguiam caminhando e repetiam o ritual em diversos bairros. Ao final do dia, a caminhada era marcada por muita alegria, licor e descontração.
Com o passar dos anos, o grupo se organizou, adotou camisas padronizadas e consolidou a tradição que se mantém até hoje. A cada ano, a caminhada aborda temas do momento - já passaram por momentos históricos como o Apagão, os 500 anos do Brasil, diversas Copas do Mundo e questões políticas. No entanto, os organizadores fazem questão de ressaltar que nunca misturam política e politicagem à caminhada.
"Nosso compromisso é com a amizade e a tradição. Aqui todos se juntam, independentemente de posições políticas, e formamos o grupo 'Óia Nós Aqui Traveis!'", destaca Robson Freitas, que atualmente coordena o grupo ao lado de Adelson Pinto.
O crescimento do movimento é notável: dos 15 participantes iniciais, o grupo saltou para cerca de 150 membros, mantendo viva a tradição do licor de jenipapo e a alegria de caminhar junto pelas ruas de Potiraguá, seguindo o mesmo espírito de confraternização que marcou o início da jornada há mais de três décadas.

Comentários
Postar um comentário