Tradição e Amizade: Grupo "Óia Nós Aqui Traveis!" Completa 33 Anos de Caminhada em Potiraguá

 

Há mais de três décadas, um grupo de amigos transformou uma brincadeira em tradição, percorrendo as ruas de Potiraguá em busca do licor de jenipapo

O que começou como uma simples brincadeira entre amigos, há 33 anos, se tornou uma das mais autênticas tradições da cidade de Potiraguá, no sul da Bahia. O Grupo "Óia Nós Aqui Traveis!", formado inicialmente por cerca de 15 pessoas, hoje reúne aproximadamente 150 membros e mantém viva a essência da confraternização.

A história teve início quando um grupo de amigos saiu pelas ruas da cidade em busca de um licor de jenipapo, visitando casa por casa. Com o característico grito "São passou aí?", os integrantes anunciavam sua chegada. Quando convidados a entrar, tomavam alguns goles, seguiam caminhando e repetiam o ritual em diversos bairros. Ao final do dia, a caminhada era marcada por muita alegria, licor e descontração.

Com o passar dos anos, o grupo se organizou, adotou camisas padronizadas e consolidou a tradição que se mantém até hoje. A cada ano, a caminhada aborda temas do momento - já passaram por momentos históricos como o Apagão, os 500 anos do Brasil, diversas Copas do Mundo e questões políticas. No entanto, os organizadores fazem questão de ressaltar que nunca misturam política e politicagem à caminhada.

"Nosso compromisso é com a amizade e a tradição. Aqui todos se juntam, independentemente de posições políticas, e formamos o grupo 'Óia Nós Aqui Traveis!'", destaca Robson Freitas, que atualmente coordena o grupo ao lado de Adelson Pinto.

O crescimento do movimento é notável: dos 15 participantes iniciais, o grupo saltou para cerca de 150 membros, mantendo viva a tradição do licor de jenipapo e a alegria de caminhar junto pelas ruas de Potiraguá, seguindo o mesmo espírito de confraternização que marcou o início da jornada há mais de três décadas.

Comentários